PORQUE A RIVALIDADE ENTRE JUDEUS
E SAMARITANOS...?
Eu não poderia falar de um povo, de uma nação, que inclusive teve o privilégio de ser visitada por Jesus por duas oportunidades sem adentrar-me em suas profundidades, de conhecer e falar um pouco de sua história, de saber como ela surgiu, quando surgiu e por quem ? A primeira visita que Jesus fez aos Samaritanos, estava ainda em seu estado normal de pessoa humana, um ser mortal. A segunda visita porém, o Evangelista Lucas, se tratava de Jesus Ressuscitado. E, tanto na primeira quanto na segunda visitação de Jesus, Ele o fez somente para levar a palavra, pregando o Reino de Deus e se identificando como o Cristo prometido, o verdadeiro Filho do Senhor da terra, dos Céus e de todo o Universo.
SAMARIA: Na verdade irmãos, geograficamente e historicamente ( história primitiva dos hebreus ) Samaria nunca existiu como nação nem como cidade e nem consta nas divisões de terras feita pelo grande patriarca Josué. Porém, toda ou quase toda terra de Canaã estaria na verdade fincada dentro da PALESTINA.
COMEÇO DA HISTÓRIA:
( 1ª Reis 16: 10,21,22,-23 )
Havia um homem em Israel chamado ZINRI que fingindo-se amigo do rei o traiu e o matou e se fez rei sobre Israel e reinou apenas sete(7) dias. O povo de Israel se organizaram e partiram para destronar do reino o seu Soberano Zinri e, sem que houvesse conflito armado entre o povo, mas devido as unidades militares do Exército de Israel estarem unida e pronta para destronar à força aquele que assassinara covardemente o seu Rei e que aquartelado ficaram em frente ao Palácio sob o Comando de Onri aguardando as ordens para prende-lo. Porém, o Monarca traidor com medo e sem querer se render preferiu se suicidar. Tocou fogo em tudo quanto havia na residência Oficial e em si mesmo. E com a morte de ZINRI subiu ao trono de Israel o Comandante das tropas do Exército, ONRI. ( 1º Rei, 16: 10, 21,22 e 23 )
( 1º Reis: 16:23-24 )
Grupo de Samaritanos
Começo de uma Civilização
E assim Onri reinou seis (06) anos sobre Israel ( EM TIRZA ) e, nesse período de Governo comprou um monte a um homem chamado Semer por dois talentos de prata, o que valeria até 1978 o correspondente a 3.800 dólares. E, sobre esse monte construiu a futura Capital de Israel que de princípio passou a se chamar CIDADE DE SAMER. E depois, MONTE DE SAMARIA. Nesta cidade, ONRI REINOU DOZE (12) anos como Rei de Israel. Era finalmente o REINO DO NORTE.que acabara de nascer... ( 1º Rei 16: 23 e 24 ).
Quero adiantar aos queridos irmãos, que quando Israel se dividiu, ficando dez ( 10 ) tribos de um lado e duas de outro, uma identificada na Bíblia como Reino do Norte e as duas restantes como Reino do Sul, não havia ainda a grande nação chamada SAMARIA. O Reino dividido de Israel sem ter lugar certo para acomodar as dez tribos que ficaram sob seu domínio resolveram então e provisoriamente ocupar Siquém, que depois de edificá-la instalaram o seu Reino.( ou a sua residência oficial ). Vê 1 Reis 12: 25.
Algumas décadas ou séculos mais tarde, o alto Comando das Forças de Israel se lembrou de uma grande e formosa cidade que no passado teria sido um grande Reino e sendo o último tomado por Josué chamada TIRZA ( Josué 12:24 ) e para ali se transferiram e reinaram até nascer de fato a sua futura Capital chamada SAMARIA.
A respeito dos textos que acabamos de falar, quero aqui transcrever, de maneira abreviada, para não tomarmos muito tempo, o que falou um dos maiores escritores Americanos sobre religião Cristã, inclusive reparando alguns erros cometidos pelo grande escritor Judaico Flávio Josefo e autor também do Dicionário Bíblico JOHN D.DAVIS, JÁ NA SUA DÉCIMA EDIÇÃO, que, nas páginas 530;531, do citado Dicionário, em torno de Samaria, registra:
“...Diz ele: SAMARIA, nome da Capital do Reino das dez tribos durante o período mais longo de sua história. Foi construída por ONRI Rei de Israel, sobre um monte comprado por dois talentos de pratas, ou cerca de 3.800 dólares ( cálculo feito m 1978 ). Chamava-se a princípio SEMER, palavra que significava “ VIGIA “; “ GUARDIÃ “. “ SENTINELA; “ parecia muito apropriada a uma cidade situada no alto de um monte. Nesse sentido, ONRI deu-lhe o nome de “ SHOMRON “, que quer dizer: “ Lugar de Vigília “.. A cidade ocupava o centro de um vale muito fértil ( Is. 28:1). Este local, tão bem escolhido, continuou a ser a Capital do Reino até ao Cativeiro das dez tribos, onde reinaram sucessivamente os seus monarcas e onde foram sepultados,,,”
RIVALIDADE ENTRE JUDEUS
E SAMARITANO
( 2º Reis 17: 24 ).
Como todos sabem, Samaria foi construída entre Jerusalém e a Galiléia. Se uma pessoa estivesse em Carfarnaum ou na Galileia e quizesse ir para Jerusalém ou para a Judéia, obrigatoriamente teria que passar por dentro de Samaria. Caso contrário teria que fazer um atalho pelas fronteiras que por certo passaria de um a dois dias calculadamente para se chegar ao seu destino final.
Há alguns escritores bíblicos que alegam que esses dois povos se davam bem antes do exílio pelo Rei da Assíria, Os Samaritanos estavam na mira do Monarca da Assíria a algum tempo. Várias foram as tentativas de se apossarem do Reino de Samaria sem sucesso. Porém, devido aos grandes pecados cometidos pelo povo Samaritano fez com que Deus os entregassem nas mãos de nações inimigas. E foi o que aconteceu.
No ano de 724 ac, o Rei da Assíria com o seu poderoso Exército sitiou Samaria. Nem entrava nem saia ninguém da cidade. Os alimentos se acabaram, a água ficou escassa e o povo Samaritano sofreram os piores momentos da vida, devido a grande fome. O Rei que comandava o cerco era SALMANASAR e fez o seu Exército ali permanecer por três(3) anos. Nesse período o Rei morre e passa a reinar em seu lugar o seu filho, SARGOM. ( 2º Reis 17: 3, 4,5 e 6 )
SARGOM, o novo Monarca da Assíria, sabendo que todo povo Samaritano estava enfraquecido devido a fome e a sede aproveitou-se da situação deplorável daquela gente determinando a invasão. Todos foram presos e acorrentados, permanecendo na terra os mais pobres. Samaria tinha como Rei OSÉIAS, que reinava sobre Israel já há nove (09) anos. ( 2 Reis: 17: 5,6, e 7. )
SARGOM depois de tomar e saquear o Reino de Samaria e levar todo mundo preso para a Assíria e, com o pensamento de desnacionalizar o povo de Deus, resolveu espalhá-los em varias nações sujeitas ao seu Império. E, por outro lado resolveu criar uma nova civilização na terra de SAMARIA. Para isto, fez transportar para a citada cidade cinco(05) civilizações diferentes, são elas:
1º - Povo de Babel.
2º Povo de Cuta;
3º Povo de Ava;
4º Povo de Hamate;
5º Povo de Sefarvaim ( Este último é os que queimam os filhos como sacrifício )
E, sob a proteção do Rei da Assíria passaram a plantar e a construir, fazerem templos religiosos e a nação começou a crescer. ( 2º Reis 17: 24 ).
DEUS MANDA LEÕES MATAR OS PECADORES DE SAMARIA:
( 2º Reis 17:25 )
Deus estava insatisfeito com o que fez o Rei da Assíria sobre os povos de Samaria e a maneira de vida que aqueles novos habitantes da terra estavam levando. Resolveu então mandar um castigo para todos: Mandou muitos leões invadirem a cidade para morder, atacar e matar todos aqueles que tinham por adoração um deus pagão, um deus de páu ou de madeira ou de bronze. Morreram muita gente e por isto mandaram embaixadores a SARGOM comunicando o que estava acontecendo em Samaria. Diziam eles que tudo aquilo era porque eles não sabiam adorar e nem como agradar ao Deus de Israel. O Rei da Assíria Sargom, chamou um dos seus oficiais e determinou que tirasse um dos sacerdotes que estava ali em seu reino como prisioneiro e o mandasse para a terra de Samaria a fim de ensinar o povo como se deveria portar-se diante do Deus da terra dos Samaritanos. E assim aconteceu. ( 2º Reis 17: 25, 26 e 27 ).
AQUI COMEÇA A RIVALIDADE
DOS JUDEUS E SAMARITANOS.
(2º Reis 17: 16-17 ).
Apesar de tudo ter acontecido como castigo de Deus, a nova civilização Samaritana imposta pelo Rei da Assíria vinham pecando e fazendo pecar pessoas inocentes. Os Judeus que faziam fronteiras com Samaria não aceitavam o que estava acontecendo. PRIMEIRO: ter que conviver com uma vizinhança estranha, totalmente pagã e que não era povo de Israel. SEGUNDO: ter que assistir os vários tipos de pecados que eles cometiam diante do povo, inclusive fazendo queimar os próprios filhos e filhas como oferenda ao seu deus de lata ou de pau, ou de bronze.
Como os verdadeiros Samaritanos nunca mais voltaram à sua terra natal, espalhados em várias partes do mundo, sem nomes e sem pátria, as brigas também entre Judeus e esses que diziam serem Samaritanos nunca mais tiveram fim. E, tudo por causa de um Rei bárbaro, mesquinho e sem coração que com certeza devia crer em um deus de barro ou de pedra. ( Leiam: 2º Reis 17: 16-17 ).
E, finalmente, para piorar ainda mais a vida dos Samaritanos, no ano 331ac Alexandre, o Grande, que já havia tomado a Assíria, Babilônia, toda a Palestina, e tantas outras nações, tomou também Samaria e os seus habitantes ele os fez transportar para Siquém. Alexandre então resolveu repovoar Samaria levando gente da Assíria e da Macedônia para habitar naquela cidade vencida. E, assim, a terra dos Samaritanos foi obrigada a ter uma nova filosofia de vida; um novo tipo administrativo; uma nova modalidade política; enfim, uma nova maneira educativa, inclusive religiosa.
Com certeza, só mesmo Jesus, o Filho do Deus Altíssimo para acabar com essa rivalidade que já durava alguns milênios de anos e com as tantas injustiças sofridas por esse povo de Samaria.
Vamos falar agora só de Jesus, porque, na realidade, é o que nos interessa:
A PRIMEIRA VISITA DE JESUS
AOS SAMARITANOS:
( João 4: 2 e 3 )
No início da vida pública de Jesus, logo depois de ter conseguido formar o seu grupo, formar os seus doze discípulos e, sabedor da grande rivalidade que havia entre os povos de Samaria e da Judéia, querendo também preservar a integridade física e moral dos seus seguidores, resolveu proibi-los de visitarem àquela cidade.( Cidade e aldeias dos Samaritanos.. ( João 4: 2 e 3 e Mat. 10:5 ).
O ENCONTRO DE JESUS
COM A SAMARITANA:
( João 4:7 )
Mais tarde, porém, era o próprio Jesus quem tomava a iniciativa de Evangelizar os Samaritanos. DISSE JESUS: “ É NECESSÁRIO PASSAR POR SAMARIA “ E, realmente, saiu Jesus da Galiléia acompanhado por alguns discípulos em direção à Jerusalém, mas, antes, entrou em terras pertencentes aos Samaritanos e, passando por uma Aldeia, na cidade chamada SICAR resolveu descansar da viagem bem junto a fonte de água ( PÔÇO CAVADO POR JACÓ ) e,. aproveitou para mandar os seus seguidores à procurar num lugar mais próximo o que comprar para se alimentarem, ficando Jesus ali sozinho. ( João 4: 4 ,5, 6 e 7 )
Na verdade, Jesus tinha um compromisso com aquele povo sofrido e desprezado pelos Judeus. Não podia passar seu ministério sem falar com eles. Precisava pregar o Reino dos Céus, falar de Deus-Pai e de suas maravilhosas obras e de seu propósito para com a humanidade da terra. Queria se identificar como Jesus, o Filho do Deus Altíssimo. Até porque, sabia Jesus que a maioria dos Samaritanos eram formados por várias raças humanas e educados também por diversos tipos de civilizações. A idolatria era prática comum na maioria daquele povo.
A MULHER SAMARITANA
E A SUA CONVERSÃO
(João 4:18 )
.
DISSE JESUS À MULHER:
De fato, você teve cinco maridos.
E o homem que você tem agora
! não é seu marido
) (Jo 4: 18)
O encontro foi justamente com uma Samaritana. Cansado da viagem, encostou-se na fonte cavada por Jacó enquanto seus discípulos andavam a procura de alimentos para comprar. Alguns minutos depois Jesus viu uma mulher que se aproximava do poço para tirar água, e vendo-a pediu água para beber. Estava com sede. Ela então o interpela dizendo: “ Como é que tu sendo Judeu vem me pedir água, sendo eu uma Samaritana ? “ ( João 4: 9 ).
O debate entre Jesus e a mulher foi tenso e só não houve violência porque não havia a presença de homens Samaritanos. Os apóstolos como já falei estavam ausentes. Mas Jesus sabia de tudo quanto podia acontecer naquele encontro maravilhoso. E, Ele com muita doçura no falar, respondeu: “ Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva “ . ( João 4: 10 ).
Mesmo com a chegada dos apóstolos que acompanhava a comitiva de Jesus, ficaram, inclusive maravilhados, vendo Jesus conversando com uma mulher Samaritana. O debate só melhorou quando Jesus falou da vida passada daquela mulher, citando os maridos com quem foi casada, falando do homem com quem naquele momento estava vivendo, e outras coisas mais, enfim, a mulher acreditou que o homem com quem estava falando era na
realidade um grande PROFETA. ( João 4:: v. 16, 17, 18, e 19 ).
Desse debate irmãos, entre Jesus e a mulher Samaritana, a passagem mais bonita foi a de sua CONVERSÃO. Ela respondendo à Jesus disse: EU SEI QUE O MESSIAS QUE SE CHAMA O CRISTO VEM; QUANDO ELE VIER, NOS ANUNCIARÁ TUDO. O Mestre depois que ouviu tais palavras, se revelou como o verdadeiro Filho de Deus, ao dizer à mulher Samaritana: “ EU O SOU, EU QUE FALO CONTIGO “Ato continuo, ela deixou tudo quanto tinha naquele momento perto da fonte de Jacó e foi correndo anunciar a Jesus. E, você meu irmão e minha irmã, pode também fazer o mesmo. Não com o pensamento de agradar o Pastor ou para mostrar que é melhor do que os demais, porém, na condição de um servo fiel que tudo faz para agradar ao seu Mestre. ( João. 4:26 , 27, 28, 29 e 30 )
Em sua manifestação plena de alegria e de total felicidade, a Samaritana, trouxe à presença de Jesus vários homens Samaritanos, os quais também se converteram ao Senhor Jesus. Inclusive, teve um dos que se converteram que falando para a mulher Samaritana, assim se expressou: “ Já não é pelo que disseste que nós cremos, porque nós mesmo o temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo “ ( João 4: 42 )
A alegria dos Samaritanos foi tanta que eles insistiram para que Jesus não fosse embora e que ficasse com eles mais alguns dias. E, Jesus irmãos, devido aquela acolhida maravilhosa que recebeu daquele povo, permaneceu naquela cidade por mais dois dias. E, segundo as Escrituras Sagradas, houve uma grande festa. ( João 4: 40-41 )
A SEGUNDAVISITA DE JESUS
AOS SAMARITANOS:
( Luc. 9:52 )
Esta segunda e última visita de Jesus foi muito importante. Importante porque, Jesus já tinha cumprido tudo quanto a Lei de Deus se referia à sua pessoa e o melhor, estava ali como Jesus Ressuscitado. Era então uma nova ordem, uma nova aliança entre Deus e a humanidade.
E Jesus antes de subir ao céu se lembrou mais uma vez dos povos Samaritanos e quis visitá-los. Acompanhado por seus apóstolos seguiu direto para Samaria e, passando por uma aldeia resolveu parar ali a fim de encontrar pousada, entretanto não foi recebido. ( Lucas: 9: 51- 52-53 ). Os apóstolos, João e Tiago vendo aquilo ficaram com raiva por eles não terem recebido Jesus de maneira atenciosa e se aproximando do Mestre, disseram: “ Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez ? “ ( Lucas 9: 54 ) E Jesus naquele momento os repreendeu, e disse: Vós não sabeis de que espírito sóis. E finaliza: “ O Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las “ . ( Lucas: 9: 55 e 56 ).z
No cap 9: 51 de Lucas, assim está escrito: “ E, aconteceu que, completando-se os dias para a subida de Jesus ao céu, manifestou Ele o firme propósito de ir a Jerusalém “ Porém, no versículo 52 do mesmo capítulo se vê que Jesus permaneceu em Samaria sem visitar outra qualquer cidade. O texto diz que Jesus saiu para outras aldeias de Samaritanos. Assim, concluímos, que o desejo ou a pretensão do nosso Mestre era mesmo de salvar todos os Samaritanos de seus pecados.
Apesar de ter acontecido esse incidente, Jesus não se desanimou e seguiu com todos os seus apóstolos para outras aldeias de Samaria para pregar o Reino de Deus. Ninguém sabe ao certo quantos dias Jesus permaneceu na terra dos Samaritanos. Depois de tudo cumprido, Jesus se despediu dos seus auxiliares diretos, orientando-os como devia fazer e foi elevado ao céu na presença de todos. ( Lucas 24:50-51.
Depois de Jesus e inspirado pelo Espírito Santo de Deus Felipe, o Evangelista, assumiu o comando de pregar a palavra de Deus em Samaria. Era, como de fato foi uma das missões mais perigosas devido a rivalidade existente entre eles e os Judeus.
Felipe descendo à cidade de Samaria passou a Evangelizar os Samaritanos. Ele estava cheio do Espírito Santo de Deus e por isto fazia milagres e muitos sinais e todos lhe prestavam atenção. Expelia os espíritos imundos, fazia os paralíticos andarem, curavam os coxos e outros tipos de doenças e assim revolucionou toda a terra de Samaria e era querido e respeitado e até adorados pelos Samaritanos. ( Atos 8: 5,6,7 e 8 ).
Devido o grande sucesso espiritual de Felipe, dentro de Samaria, Jerusalém logo teve conhecimento de que os Samaritanos tinham sido convertidos. Então os Apóstolos reunidos em Jerusalém designaram PEDRO e JOÃO para partirem a fim de pregar a palavra e os batizar também na terra dos Samaritanos. E assim, a rivalidade teve um final feliz. ( Atos: 8: 14,15,16,17 ).
A mão do agricultor que jogou as sementes naquela terra com certeza fez brotar todos os tipos de árvores que dessem bons frutos. Quando Felipe passou a Evangelizar, a terra já estava semeada. Amém ?
JESUS O SALVADOR DE ALMAS PERDIDAS.
JESUS SUBINDO AO CÉU.
(Lucas. 24:51 )
Domingo, 19 de Setembro de 2010
DAVID PESSOA DE BARROS.
Pregação Evangélica.
VISITEM OS BLOGS DE DAVID PESSOA:
davidpessoapbbiblico.blogspot.com
davidpessoapbpolitico.blogspot.com
E-mail: davidpessoa@yahoo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário